COMO LIMPAR OS OUVIDOS DOS BEBÉS?

Em breves palavras

NA limpeza dos ouvidos é uma parte essencial da higiene dos bebés! Mas como fazê-la de forma adequada? O pediatra Patrice Attal dá-nos aqui algumas chaves para proceder corretamente: recomenda-se uma limpeza diária do pavilhão auricular e da parte de trás do ouvido. O canal auditivo, por outro lado, requer apenas uma ou duas limpezas por semana. Isto vai regular a quantidade de cerume. O Dr. Patrice Attal recomenda que os jovens pais realizem esta manobra após o banho, idealmente com uma solução à base de água do mar.

O BANHO DO BEBÉ É UM MOMENTO PRIVILEGIADO. ESSENCIAL PARA A SUA SAÚDE E CONFORTO, ESTE MOMENTO DE CUMPLICIDADE DEVE ACONTECER COM SUAVIDADE E COM CONHECIMENTO DOS GESTOS CERTOS A ADOTAR. PASSO A PASSO, CUIDAMOS DOS SEUS OLHOS, DO SEU NARIZ, DA SUA PELE... E OS SEUS OUVIDOS, EM TUDO ISTO?

Devemos limpar os ouvidos dos bebés?

Os ouvidos dos recém-nascidos, como os nossos, produzem cerume . Comummente conhecido como cera do ouvido, esta substância gordurosa fornece ao canal auditivo e ao tímpano uma proteção natural contra as bactérias.(1)

Mas então, se o cerume é bom para a saúde do bebé, deve ser removido? O Dr. Patrice Attal, pediatra, responde-nos: "O cerume protege os ouvidos dos bebés das impurezas circundantes: não é prejudicial, por isso não devemos tentar removê-la a todo o custo, diariamente... Mesmo que seja tentador, devemos ter certo cuidado: o importante na realidade é moderar a quantidade deste cerume. Isto requer uma limpeza regular e apropriada dos ouvidos."

Tanto em bebés, como em crianças e adultos a higiene dos ouvidos é importante  ! A regulação da quantidade de cerume no canal auditivo impede a sua acumulação no fundo do canal e a formação de um tampão de ouvido . É, portanto, acima de tudo, uma medida preventiva.(2)

Eu pergunto: quais são os sintomas dos tampões de cerume?

"Limpar regularmente os ouvidos do bebé também permite ao seu pediatra observar corretamente o canal auditivo e o tímpano, um gesto essencial na prevenção de infeções otorrinolaringológicas", diz o Dr. Patrice Attal. "Se o interior do seu ouvido estiver muito congestionado, será difícil diagnosticá-lo ou tratá-lo."

Limpar bem os ouvidos do bebé: como fazê-lo?

Limpar bem os ouvidos do bebé: como fazê-lo?

Quando? Com que frequência?

Quando é a melhor altura para limpar os ouvidos de um recém-nascido? O Dr. Patrice Attal recomenda que os pais procedam após o banho: "O calor do banho tende a suavizar todas as secreções no canal auditivo, facilitando a limpeza dos ouvidos do bebé. Além disso, o momento é oportuno; depois de dar banho a uma criança, limpa-se os olhos, o nariz, a boca... e os ouvidos."

E quanto à frequência? "A parte de trás da orelha e o pavilhão auricular podem ser limpos diariamente. No entanto, no que diz respeito ao interior do ouvido, 1 a 2 limpezas por semana são suficientes", recomenda ele.

O que utilizar para limpar os ouvidos dos bebés?

Atrás da orelha do bebé encontra-se uma dobra. Recomenda-se a limpeza diária desta área para evitar a formação de pequenas crostas ou eczema. Para isto, o Dr. Patrice Attal aconselha o uso de uma compressa (idealmente estéril) humedecida com água morna. "Limpe suavemente, sem pressionar. Continue esta manipulação no pavilhão auricular do bebé. "

Em relação ao interior dos ouvidos, os otorrinolaringologistas são formais é melhor evitar o uso de cotonetes . Isto é ainda mais verdade para os bebés!3 O Dr. Patrice Attal explica: "O canal auditivo de um bebé é mais curto e estreito do que o de um adulto. A pele também é mais frágil. Para evitar os riscos de irritar o canal auditivo, ferir o tímpano do bebé ou possivelmente participar na formação de tampões de cerume, etc., pode ser escolhido um método mais suave."

"Como pediatra, aconselho os jovens pais a limparem os ouvidos do bebé com uma solução natural: a solução à base de água do mar hipertónica. Esta solução aquosa vai primeiro enxaguar o canal auditivo do bebé e depois permitir que as secreções sejam evacuadas para o exterior do ouvido. Adaptadas às necessidades dos mais jovens e fáceis de utilizar pelos pais, as soluções à base de água do mar hipertónicas estão disponíveis nas farmácias."

E para os mais velhos: limpeza dos ouvidos, que produto escolher?

Para limpar os ouvidos dos bebés, como proceder?

O Dr. Patrice Attal propõe o seguinte processo: "Depois do banho, deite o bebé de costas, de preferência sobre uma mesa muda-fraldas posicionada à altura certa. Vire gentilmente a cabeça do bebé para o lado, de forma a poder ver o seu perfil. Quanto menos o bebé se mexer, melhor. Pode então administrar a solução. Após um período de tempo muito curto, o líquido mover-se-á naturalmente para o exterior do ouvido. Limpe suavemente as secreções com uma bola de algodão e seque o pavilhão auricular. Repita no outro ouvido."

Fontes:
/ Interview Docteur Patrice Attal – Décembre 2019.
(1) Définition, causes et symptômes du bouchon de cérumen. 2019. https://www.ameli.fr/
(2) Justin O. Sevy; Anumeha Singh. Cerumen Impaction. 2017
(3) Guide de santé pour les enfants de 0 à 14 ans, docteur Eve Balzamo, Flammarion. 2014
https://destinationsante.com/faut-il-laver-les-oreilles-de-bebe.html

SABIA QUE?

Ao continuar sua navegação, você aceita o uso de cookies e tecnologias similares que permitirão o uso de seus dados por nossas empresas do grupo e terceiros, tais como agências de publicidade parceiras, a fim de obter estatísticas de audiência, oferecer-lhe serviços e conteúdo editorial relacionados aos seus interesses.