QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA DO MAR?

Em breves palavras

São diversos e variados os benefícios da água do mar para o organismo. Carregada com oligoelementos e sais minerais, a água do mar pode promover a esfoliação da pele. Também pode estimular o sistema imunitário e aliviar certas doenças respiratórias. Graças às suas virtudes cerumenolíticas, a água do mar também promove a higiene auricular.

AS VIRTUDES DA ÁGUA DO MAR SÃO ÍNUMERAS! A NOSSA PELE, O NOSSO NARIZ, O NOSSO SISTEMA IMUNITÁRIO, MAS TAMBÉM OS NOSSOS OUVIDOS PODEM SENTIR OS BENEFÍCIOS. MAS QUAIS SÃO EXATAMENTE?

Água do mar: composição

A água do mar é carregada com oligoelementos (iodo, crómio, ferro, zinco, manganês, etc.) e sais minerais (magnésio, potássio, sódio, cálcio, etc.). A sua composição mineral pode promover certos mecanismos fisiológicos. É por isso que a água do mar se torna tão benéfica para o corpo: ela fornece ao organismo muitos elementos necessários para o seu equilíbrio e bom funcionamento!

Os benefícios da água do mar no organismo

  • A água do mar tem inúmeras virtudes para a pele. É um bom exfoliante natural: o sal elimina as células mortas da epiderme. Por outro lado, certos minerais presentes na água do mar têm a capacidade de lutar contra o envelhecimento das células!(1)
  • O selénio, zinco e silício contidos na água do mar estimulam o sistema imunitário.(2, 3)
  • A água do mar também é conhecida pelo seu efeito descongestionante, pelo que a sua ação pode aliviar as pessoas com doenças nasais ou respiratórias.(4)
  • O iodo, por fim, revela-se indispensável para a função da tireóide. Esta glândula endócrina cervical, no centro do nosso sistema hormonal, pode causar depressão, insónia, hiperatividade quando ocorre uma disfunção. O iodo contribui para a síntese da hormona tiroideia.(5)
Os benefícios da água do mar nos ouvidos

Os benefícios da água do mar nos ouvidos

A água do mar também tem virtudes cerumenolíticas! Os sais minerais que contém permitem de facto a dissociação do cerume presente na orelha e promovem a sua evacuação para o exterior.

Por que devemos limpar os ouvidos? Quero saber mais!

Além disso, quando controlada microbiologicamente, a água do mar, em quantidades moderadas, respeita a fisiologia e o equilíbrio da pele do canal auditivo externo. Mais uma boa razão para escolher esta solução natural para limpar os seus ouvidos!

Limpeza dos ouvidos: que produto escolher?

Fontes
(1) The use of balneotherapy in dermatology. Huang A, Seité S, Adar T. Clin Dermatol. 2018 May - Jun;36(3):363-368
(2) Selenium and human health. Rayman MP. Faculty of Health and Medical Sciences, University of Surrey, Guildford, UK. Lancet. 2012
(3) Zinc as a Gatekeeper of Immune Function. Wessels I, Maywald M, Rink L. Nutrients. 2017 Nov 25;9(12)
(4) The effectiveness of nasal saline irrigation (seawater) in treatment of allergic rhinitis in children. Chen JR, Jin L, Li XY. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2014
(5) Role of iodine, selenium and other micronutrients in thyroid function and disorders. Triggiani V, Tafaro E, Giagulli VA, Sabbà C, Resta F, Licchelli B, Guastamacchia E. Endocr Metab Immune Disord Drug Targets. 2009 Sep;9(3):277-94.

SABIA QUE?

Ao continuar sua navegação, você aceita o uso de cookies e tecnologias similares que permitirão o uso de seus dados por nossas empresas do grupo e terceiros, tais como agências de publicidade parceiras, a fim de obter estatísticas de audiência, oferecer-lhe serviços e conteúdo editorial relacionados aos seus interesses.